segunda-feira, 22 de março de 2010

Caminho certo. Existe ?

As vezes nos perguntamos se existe um caminho certo a seguir.

Deus nos criou para sermos livres e, sendo assim, podemos escolher que caminho devemos seguir. Mas esta "percepção", este "livre arbítrio" é um mistério, até que possamos compilar aquilo que nos foi ensinado e, à partir daí, conseguirmos definir o que é "certo" ou "errado", o que é "bom" ou "ruim". As aspas nas palavras opostas informam que nem sempre as opiniões, as escolhas, as opções, são iguais para todos.

A constituição, no seu artigo 5o. diz: "Todos somos iguais perante a lei". Isso soa como uma afirmação meio demagoga, mas não é bem assim.

Esta estrutura de "igualdade" é moldada por uma série de condições e fatores como: religião, etnia, moral, economia, política entre outros. Nada disso nos impede que escolhamos nossa caminhada, mas não podemos esquecer que existem árvores que produzem frutos sadios e outras não, existem caminho que levam a uma vida digna, honesta, honrosa e outros que nos levam a situações totalmente opostas.

Quem sabe ou nos orienta a seguir o caminho certo ? A resposta não existe por si e não é totalmente correta. Antes de escolher, devemos admirar. Quem nunca teve a admiração por uma pessoa querida ? (pai, mãe, avós, irmãos, amigos, etc...). Eis a resposta, não muito completa, mas uma forma de se fazer esta escolha. Dizem que o que não faz mal para alguém não lhe fará mal também.

O assunto é complexo, e a escolha é particular. Mas uma frase eu guardo comigo para o resto de minha vida. Diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és. Esta frase me foi dita pelo meu saudoso "pai", que sempre foi meu conselheiro e que sempre me indicou um caminho a seguir. Não por obrigação, mas por confiança, resolvi seguir esta orientação, e hoje me orgulho de poder fazer o mesmo para minha filha.

A resposta está aí. Ouvir atentamente as pessoas que "verdadeiramente" nos amam e que você pode ter a certeza que nunca diriam algo para nos fazer mal. Assim nos formamos cidadãos e crescemos na certeza que este mundo é um mundo misto, com reflexos negativos e positivos. Mas nunca devemos desistir de tentar torná-lo um mundo melhor.

Ouça, ternure, aceite, se envolva, seja complacente, permita-se e "reflexione-se" (reflita). A bemquerência é um dom que deve ser alimentado e repartido.

Publique as coisas boas e "remodele" as ruins. O mundo pode sim ser melhor, só depende de você.

Robson Martins